Consulta em Oftalmologia Pediátrica
A avaliação da saúde ocular das crianças é fundamental para garantir um bom desenvolvimento da visão delas. Na consulta com a oftalmopediatra em Brasília Juliana Rocha são avaliados:
- a acuidade visual; a motilidade ocular (que permite o diagnóstico de estrabismo);
- a pressão intra-ocular, dependendo da idade do paciente;
- a refração (qual o grau do paciente); teste de visão de cores (que permite o diagnóstico de daltonismo);
- a biomicroscopia (exame feito na lâmpada de fenda, que permite a avaliação das estruturas do olho, com aumentos gradativos, tornando possível a visualizações de lesões nos olhos);
- e o mapeamento de retina (que permite o diagnóstico de lesões no fundo de olho).
Consulta e Diagnóstico
Esta consulta completa com o oftalmopediatra permite o diagnóstico de uma série de patologias (por exemplo: estrabismo, graus elevados, anisometropia, catarata e até mesmo alguns tipos de tumores que são mais comuns na infância) que podem comprometer a visão da criança ao longo da vida, caso não tratados no tempo correto.
Como as crianças têm mais dificuldade que os adultos de informar quanto e como estão enxergando ou de relatarem suas queixas é importante que o oftalmologista que irá fazer esta consulta tenha formação e experiência em oftalmopediatria. Alguns exames, como por exemplo a refração, são feitos de maneira diferente na criança. O oftalmologista tem que ter a habilidade de determinar o grau da criança, independente da sua informação (se já é difícil para muitos adultos responderem o temido “melhor este ou aquele”, imagina para uma criança pequena).
Humanização no atendimento
Antes da consulta é importante que os pais conversem com a criança sobre o exame, inclusive sobre a necessidade do uso do colírio para dilatação das pupilas. Dessa forma, a criança geralmente chega mais calma e colaborativa na consulta. Também é importante trazer o histórico de saúde geral e oftalmológico dela. Se já usa óculos, levá-lo na consulta e, caso não seja possível, levar a última receita. Saber informar quais tratamentos ou colírios já fez uso e se tem algum antecedente familiar de doenças oculares.
Após a consulta, tranquilizar a criança sobre o efeito temporário do colírio de dilatação (na maioria dos casos, dura entre 3 e 4 horas). Levar um óculos de sol para diminuir o incômodo da fotofobia. Guardar relatórios e receitas para consultas futuras. Tirar qualquer dúvida que possa ter durante a consulta: não existe dúvida boba! E caso surjam dúvidas após o término da consulta, não exitar de entrar em contato. É muito importante que os pais compreendam bem qual o problema da criança, qual o tratamento, como dever ser o acompanhamento e qual o prognóstico.
Agende a consulta do seu filho com a Dra. Juliana Rocha e garanta a saúde ocular dele!
A Dra. Juliana Rocha, especialista em Oftalmologia Pediátrica, oferece um atendimento completo e dedicado às necessidades visuais das crianças na Asa Norte, em Brasília. Com anos de experiência e expertise em diagnóstico e tratamento de diversas condições oculares infantis, ela proporciona aos pequenos pacientes o melhor cuidado para uma visão saudável e um desenvolvimento pleno. Entre em contato conosco hoje mesmo e agende uma consulta para o seu filho!
Saiba como chegar em nossa clínica!