O retinoblastoma é um câncer que acomete a retina, a camada mais interna do olho. É o tumor ocular mais frequente na infância., podendo ser uni- ou bilateral. 90% dos casos acometem crianças até os 5 anos, com pico de incidência aos 18 meses. É de origem genética, mas a grande maioria acontece de mutações novas, não tendo, portanto, histórico familiar.
Como acomete crianças muito pequenas, elas não irão se queixar de algo errado. Então, como suspeitar da doença? Os principais sinais são:
- Reflexo branco na pupila ou “olho de gato”: geralmente visto em fotografias. Ao invés do reflexo vermelho normal da retina, aparece um reflexo branco;
- Estrabismo: é o segundo sinal mais comum. O tumor leva a uma baixa de visão no olho, que pode começar a entortar;
- Olhos vermelhos: o retinoblastoma pode levar a uma inflamação nos olhos que podem ficar vermelhos e doloridos;
- Esfregar os olhos com frequência: pode ser um sinal de dor nos olhos. Nem sempre a criança vai saber dizer;
- Pupila constantemente dilatada;
- Glaucoma secundário: na criança pequena leva à buftalmo (aumento do tamanho dos olhos);
- Sem sintomas!! Muitas crianças não terão sintoma algum. Daí a importância de exames regulares com o oftalmopediatra.
O diagnóstico precoce permite a cura em 90% dos casos. No entanto, mais de 50% dos casos são diagnosticados tardiamente no Brasil. E como mudar isto? O teste do olhinho ampliado e avaliações oftalmológicas de rotina durante a infância, com dilatação da pupila e exame de fundo de olho, permitem o diagnóstico em fases mais iniciais da doença. E na presença de qualquer um dos sinais de suspeição, levar a criança para avaliação com oftalmopediatra o quanto antes!
Dia 18 de setembro é o Dia Nacional de Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. Neste mês é realizada a campanha De Olho nos Olhinhos, promovida pelo jornalista Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin em todo o país. Eles têm uma filha, a pequena Lua, que foi diagnosticada com retinoblastoma bilateral aos 11 meses de idade. Desde então, eles têm trabalhando para ajudar na divulgação da doença, seus sintomas e da importância de exames oftalmológicos regulares na criança.
Agende a consulta do seu filho com a Dra. Juliana Rocha e garanta a saúde ocular dele!
A Dra. Juliana Rocha, especialista em Oftalmologia Pediátrica, oferece um atendimento completo e dedicado às necessidades visuais das crianças na Asa Norte, em Brasília. Com anos de experiência e expertise em diagnóstico e tratamento de diversas condições oculares infantis, ela proporciona aos pequenos pacientes o melhor cuidado para uma visão saudável e um desenvolvimento pleno. Entre em contato conosco hoje mesmo e agende uma consulta para o seu filho!
Saiba como chegar em nossa clínica!