Teste do Olhinho Ampliado
(No consultório ou domiciliar)
Toda criança ao nascer deve passar pelo teste do reflexo vermelho (teste do olhinho), preferencialmente dentro das primeiras 48 horas de vida ou, pelo menos, antes da alta hospitalar. Este teste é realizado pelo pediatra e é feito direcionando uma luz no olho do bebê e avaliando a presença ou não do reflexo vermelho normal da retina. Doenças que causam opacidades de meios como, por exemplo, catarata congênita (opacidade do cristalino), glaucoma congênito (opacidade da córnea), uveítes (opacidade do vítreo) levam a um bloqueio do reflexo vermelho da retina, tornando o exame alterado. Nestes casos, a criança deve ser imediatamente encaminhada para avaliação com oftalmopediatra.
A importância do teste do olhinho
No entanto, outras alterações de fundo de olho não levam a alterações no reflexo vermelho. Malformações do nervo óptico, retinopatia da prematuridade, cicatrizes de coriorretinite, retinoblastomas pequenos são algumas das situações nas quais o reflexo vermelho provavelmente estará normal. Daí a importância da realização do teste do olhinho ampliado. Este exame é realizado pelo oftalmopediatra ou retinólogo e consiste na avaliação do fundo de olho com as pupilas dilatadas. Isto permite a visualização direta das estruturas do fundo do olho, permitindo o diagnóstico de uma diversidade de condições.
O teste do olhinho ampliado deve ser realizado:
- Em todos os bebês com teste do reflexo vermelho alterado;
- Nos bebês prematuros;
- Nos bebês com infecções congênitas como toxoplasmose, sífilis, rubéola, citomegalovírus
- Bebês sindrômicos
As demais crianças também deveriam fazer o teste do olhinho ampliado. Mas, caso não o façam ao nascer ou no primeiro mês de vida, devem fazê-lo, preferencialmente, até o 6º mês.
O exame é realizado com a dilatação das pupilas. Utiliza-se um equipamento chamado oftalmoscópio que “joga” uma luz no olho do bebê e com o uso de uma lente de aumento especial, o oftalmopediatra consegue visualizar o fundo do olho. A luz do equipamento incomoda um pouco, mas o exame é rápido e indolor.
Além de realizar o teste do olhinho ampliado no consultório, a Dra Juliana Rocha também oferece a praticidade de realizá-lo a domicílio. Se você tem dificuldade em sair com o bebê recém-nascido de casa, nos procure para maiores informações sobre o teste do olhinho domiciliar.
Agende a consulta do seu filho com a Dra. Juliana Rocha e garanta a saúde ocular dele!
A Dra. Juliana Rocha, especialista em Oftalmologia Pediátrica, oferece um atendimento completo e dedicado às necessidades visuais das crianças na Asa Norte, em Brasília. Com anos de experiência e expertise em diagnóstico e tratamento de diversas condições oculares infantis, ela proporciona aos pequenos pacientes o melhor cuidado para uma visão saudável e um desenvolvimento pleno. Entre em contato conosco hoje mesmo e agende uma consulta para o seu filho!
Saiba como chegar em nossa clínica!